Loteamento ou condomínio? Essa é uma das principais dúvidas de quem está pensando em comprar um imóvel.
Afinal, essas propriedades possuem características diferentes que impactam diretamente no orçamento e benefícios do seu investimento.
Para facilitar e agilizar a sua escolha — e poder seguir para o próximo passo — continue lendo esse conteúdo e descubra as principais diferenças entre loteamento e condomínios, suas vantagens e desvantagens, e muito mais!
Qual a diferença entre loteamento e condomínio?
O loteamento e condomínio são grandes terrenos, desmembrados em pequenas porções de terras (chamadas de lotes), as quais são vendidas para terceiros construírem imóveis residenciais ou comerciais — dependendo das regras do local.
Contudo, essas propriedades possuem algumas características distintas, que você deve saber antes de comprar o seu lote.
As principais diferenças são:
Ou seja, um loteamento apenas oferece aos seus compradores a infraestrutura necessária para a construção de um imóvel, como saneamento básico, água encanada, eletricidade, ruas asfaltadas e acesso a telecomunicações.
Enquanto no condomínio, você pode ter acesso também a áreas de lazer compartilhadas com outros condôminos, mas, deverá seguir as normas internas e ainda pagar uma taxa condominial mensal.Loteamento x condomínio: vantagens e desvantagens de cada um
A primeira escolha que você deve fazer durante sua procura pelo lote ideal é decidir se prefere um loteamento ou condomínio. A partir disso, será possível filtrar suas opções até conseguir encontrar a melhor opção.
Para agilizar esse processo, trouxemos abaixo as vantagens e desvantagens de cada um, que você deve considerar ao tomar a sua decisão:
Vantagens do condomínio
- Acesso a áreas comuns de lazer, como piscina, quadra de esporte, academia e entre outros;
- Medidas de segurança e monitoramento, além de portaria com controle de acesso ao condomínio;
- Manutenção das áreas comuns incluídas na taxa de condomínio.
Desvantagens do condomínio
- Pagamento mensal de taxas de condomínio para cobrir a manutenção e administração das áreas comuns;
- Restrições impostas pelo regulamento interno, que podem limitar as características do imóvel, uso das áreas comuns, animais domésticos e outros;
- Falta de privacidade devido à proximidade das unidades residenciais e o compartilhamento das áreas comuns.
Vantagens do loteamento
- Maior custo-benefício, pois os loteamentos possuem o preço por metro quadrado até 50% menor em relação a condomínios;
- Potencial de valorização de longo do tempo, garantindo um alto retorno para o proprietário;
- Liberdade arquitetônica ao construir suas casas, devendo seguir apenas as normas e regulamentos municipais;
- Maior privacidade, pois os loteamentos possuem maior espaçamento em relação aos outros;
- Menos restrições e regras em geral a serem seguidas, proporcionando maior durante o uso dessas propriedades.
Desvantagens do loteamento
- A responsabilidade de manutenção da calçada fica a cargo do proprietário, o que pode significar despesas adicionais;
- Menor interação entre os moradores, devido à falta de áreas comuns e disposição mais dispersa dos lotes;
- Os proprietários precisam investir em sistemas e medidas de segurança particulares, como câmeras.Qual a diferença de lote e loteamento?
Outra dúvida comum entre os compradores é a diferença entre um loteamento e um lote.
Basicamente, o loteamento consiste em uma grande porção de terras, que foi desmembrada e dividida em lotes individuais, com matrícula e inscrição mobiliária próprias. Assim, seus compradores passam apenas a ser proprietários dessa pequena área.
Além disso, o loteamento possui uma infraestrutura básica, com ruas asfaltadas, calçadas, iluminação pública, redes de esgotos e entre outras, compartilhadas por todos os proprietários dos lotes que fazem parte daquele espaço.
Em outras palavras: os lotes são pequenas áreas individuais, que geralmente fazem parte de grandes loteamentos, compostos por outros espaços de terra e infraestrutura básica.
Quais são os tipos de loteamento?
A classificação dos tipos de loteamento pode ocorrer tanto devido a sua finalidade, como também em relação a sua organização.
No primeiro caso, podemos encontrar:
- Loteamento residencial: destinado apenas para a construção de casas ou demais imóveis residenciais, como villages e edifícios;
- Loteamento comercial: destinado à construção de estabelecimentos comerciais, como lojas, restaurantes, shoppings e entre outros;
- Loteamento industrial: projetado para receber instalação de indústrias e atividades comerciais de grande porte.
Além disso, você encontra loteamentos mistos, nos quais é possível tanto construir imóveis residenciais, como também comerciais — as indústrias dependem das características dessa atividade e das normas legais.
Outra classificação comum desses espaços de terras são:
- Loteamentos abertos: os proprietários adquirem apenas os lotes individuais, ficando a cargo do poder público a manutenção das áreas comuns, como as ruas;
- Loteamentos fechados: são os condomínios, em que o comprador adquire também parte desse loteamento e se torna responsável pela administração e manutenção das áreas comuns.
Contudo, como vimos, normalmente essa responsabilidade é direcionada para os síndicos e administradores, escolhidos por todos os moradores por meio de assembleias. Além disso, é necessário o pagamento de uma taxa condominial para cobrir esses serviços. Como acertar na hora de investir?
A escolha entre um loteamento ou condomínio fechado nem sempre é fácil, principalmente por envolver questões como praticidade, segurança e despesas adicionais.
Além disso, sabemos que esse é um investimento importante para você, afinal, significa o acréscimo ao patrimônio da sua família, maior segurança e até mesmo estabilidade.
Pensando nisso, recomendamos que invista em um loteamento.
Ao escolher essa propriedade imobiliária, será possível comprar lotes maiores, por um preço bem menor, garantindo mais espaço para a construção da sua casa dos sonhos.
Sem falar que o potencial de valorização desse terreno será mais elevado, especialmente quando a região começar a receber outras construções e moradores.
Outra vantagem de escolher o loteamento é não haver cobrança de taxas condominiais, apenas dos impostos — que também são obrigatórios nos condomínios.
Dessa forma, você não precisará se preocupar com a manutenção das “áreas comuns”, pois isso ficará a cargo da prefeitura. Basta apenas construir uma calçada de qualidade, que precise de pouca reforma.