Se você está pensando em comprar um loteamento, deve ter se deparado com 3 opções: aberto, fechado e semi-aberto, podendo deixá-lo um pouco confuso sobre qual escolher.
Hoje nós trouxemos a diferença entre esses tipos de lotes para você sair da dúvida e ver qual melhor se adapta aos seus planos para o futuro, confira:
Loteamento fechado
Como o próprio nome já diz, um loteamento fechado possui sua extensão fechada. Geralmente essas divisões são feitas com cercas ou muros, seguindo sempre as normativas municipais. Sendo assim, esse tipo de lote possui maior planejamento, com número determinado de residências e com acesso restrito a pessoas autorizadas e possíveis compradores.
Os loteamentos fechados estão cada vez mais presentes, principalmente aos arredores de grandes cidades, onde as pessoas buscam ficar perto dos centros urbanos, mas longe do caos e do crescimento desenfreado do local.
Uma das cidades onde você encontra essa comodidade e facilidade é em Pinhalzinho, que fica apenas 98km da cidade da capital São Paulo. A Zanardi possui lotes a partir de 1000m² e com excelente infraestrutura.
Geralmente os lotes fechados garantem mais comodidade, segurança e uma estrutura melhor, sendo o mais escolhido entre as três opções, mas claro que isso varia muito do local e da empresa que você comprar.
Loteamento aberto
Esse tipo de loteamento é bem tradicional e não possui muros e nem cercas nas suas limitações. Os loteamentos abertos precisam ficar próximos às necessidades básicas, para oferecer a infraestrutura necessária, dentre elas podemos citar os transportes públicos, escolas, comércio, áreas de lazer e postos de saúde. Outra diferença é que a manutenção e segurança da área são responsabilidade do município.
Loteamento semi-aberto
O conceito de lotes semi-aberto não é tão explorado aqui no Brasil. Segundo a lei 13.465/ 17, que rege esse tipo de loteamento, o controle de acesso no local é regulamentado pela prefeitura. Logo, pedestres ou condutores de veículos, mesmo não residindo naquele local, podem circular pela área, desde que estejam devidamente cadastrados e com identificação.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tipos de lotes, conta aqui pra gente qual mais se adapta às suas necessidades.
Esperamos ter ajudado você a sair da dúvida, acompanhe nosso blog e siga-nos nas redes sociais para mais dicas sobre loteamentos e casas, até a próxima!