Lotes são uma ótima opção para quem deseja construir uma casa no campo a preço baixo, garantindo margem para lucro no futuro e poder de investimento na hora de transformar o sonho do novo lar em realidade.  A Zanardi Empreendimentos possui diversas opções de lotes a partir de 1000 metros quadrados nos interiores de São Paulo e Minas. Fale com um de nossos corretores!

Mas antes, é importante saber o que você está comprando. É preciso entender o que define um lote, o que é um loteamento e quantos tipos de loteamentos existem. Essas informações são fundamentais para você não cair em roubada e acabar investindo em um espaço que não comporta o seu desejo.

O que caracteriza um lote?

Um lote é uma porção fracionada de um terreno maior. Ou seja, é uma parte específica de um espaço de terra que foi cedida separadamente com a finalidade de construção civil.
Geralmente, a saída de construir um lote é tomada em situações onde há a necessidade de dividir um terreno, por disputas judiciais ou posse conjunta, ou o objetivo de construir um condomínio.

Imagem panorâmica de um loteamento em terreno gramado, com algumas árvores e ruas em construção, em dia claro de céu azul.
Loteamento da Zanardi Empreendimentos em Pinhalzinho-SP. (Foto: Pixabay)

Já um terreno é um pedaço de terra inteiro, sem distinção de finalidade, onde há um espaço completo destinado à construção de um imóvel.

E um loteamento?

Loteamento é o nome que se dá a terrenos inteiros que são completamente divididos em pequenos lotes. É normalmente a alternativa escolhida para a construção de condomínios residenciais.

Essa divisão de nomenclatura é importante na hora de calcular taxas municipais e IPTU. Por isso, é bom ficar de olho em cada detalhe para saber exatamente que tipo de espaço você está comprando.

Que tipos de loteamentos existem?

Existem três tipos de loteamentos, com três perfis distintos de investimento. São eles:

Loteamento aberto

É como se nomeia tipos de demarcações em que os lotes ocupam vias públicas, mas ficam separados do resto da cidade.

Ainda assim, todo o espaço que cerca os lotes é público, com qualquer pessoa tendo direito a transitar. Não há cancelas ou qualquer indicação de um espaço privado.

Além disso, a responsabilidade do gerenciamento e zeladoria das vias é do poder público, ou seja, da prefeitura e segurança pública.

Os lotes são divididos de maneira autônoma, e após isso, fica de responsabilidade da loteadora (empresa responsável pela construção) o fornecimento de água potável, energia elétrica e saneamento básico para o funcionamento de cada terreno.

Geralmente, loteamentos abertos são mais baratos, mas a realização de um bom negócio depende muito da região onde estão esses lotes, se há uma boa estrutura nos bairros ao redor para evitar problemas no futuro.

Um loteamento aberto também segue os mesmos moldes, dos pontos de vista legislativo e estrutural, de um condomínio fechado, mas eles são diferentes.

Diferente do loteamento, um condomínio fechado pode pedir à prefeitura uma concessão para administração privada do espaço.

A partir daí, fica liberada a construção de muros e cercas, e o controle de acesso ao espaço. Assim, a segurança do local e sua zeladoria passam a ser de responsabilidade privada.

Loteamento fechado

No caso de loteamentos fechados, o planejamento dessa construção envolve a criação de novas vias e estruturas como iluminação pública, calçadas e sinalização de trânsito, cercando todo o perímetro por muros e com acesso controlado.

No caso, os proprietários dos lotes precisam se comprometer, ainda no ato da compra, com a colaboração na divisão das despesas do loteamento, com forças de segurança, fornecimento de luz e água, entre outras necessidades.

Nessa modalidade, os lotes normalmente saem por um preço um pouco mais alto, mas o fato de estarem dentro de uma área particular pode te garantir um maior retorno financeiro no futuro.

Seja na compra de lotes em espaços abertos ou fechados, a Zanardi Empreendimentos garante excelentes escolhas de projetos ainda em construção no interior de São Paulo e de Minas Gerais.

São loteamentos totalmente estruturados em regiões como Pinhalzinho (SP), Socorro (SP), Tuiuti (SP) e Extrema (MG), com lotes com metragem a partir de 1000 metros quadrados, ideais para a construção de uma chácara ou mini-sítio.
Siga @zanardiempreendimentos no Instagram e fique por dentro das melhores oportunidades para realizar o seu sonho.