Nos últimos anos, vimos a crescente valorização dos imóveis brasileiros. Esse fenômeno, no entanto, não se restringe apenas aos impactos da pandemia, mas é resultado de uma combinação de fatores que remontam à história econômica e urbana do país. Vamos entender um pouco mais sobre cada um desses pontos?

Olhando a evolução do mercado imobiliário para entender por que os imóveis são tão caros no Brasil

Se voltarmos algumas décadas, poderemos observar como o panorama urbano e econômico do Brasil influenciou diretamente nessa valorização.

Nos anos 1970 e 1980, o Brasil vivenciou um processo intenso de urbanização. Com a migração massiva da população rural para as cidades em busca de melhores oportunidades e qualidade de vida, houve um crescimento acelerado das zonas urbanas.

Assim, as grandes cidades, principalmente as metrópoles, começaram a se expandir rapidamente, mas muitas vezes de forma desordenada, levando à criação de áreas periféricas.

Já na década de 1990 e início dos anos 2000, com a estabilização da economia após o Plano Real, a classe média brasileira começou a crescer e, com ela, a demanda por imóveis de melhor qualidade.

Então, o crédito imobiliário, que até então era escasso, começou a se tornar mais acessível. Isso impulsionou o mercado, mas também gerou maior competição por áreas bem localizadas nas cidades, elevando os preços.

A última década, apesar das oscilações econômicas, manteve uma tendência de valorização. Programas habitacionais do governo buscaram facilitar o acesso à moradia para diversas faixas da população. Isso, por um lado, aqueceu o mercado, mas por outro, em algumas regiões, também inflacionou os preços.

Hoje, além dos fatores relacionados à pandemia, a valorização do mercado imobiliário também reflete essa trajetória histórica de urbanização, estabilização econômica e políticas habitacionais.

O aquecimento do mercado imobiliário, a busca por melhores condições de trabalho e qualidade de vida, a recuperação econômica do país e os custos da construção civil são consequências diretas desse contexto.

Por que as casas no Brasil são tão caras?

Uma das principais razões para o alto custo das casas no Brasil é justamente esse boom de crédito imobiliário que o país experimentou nas últimas décadas.

À medida que o crédito se tornou mais acessível, mais pessoas puderam comprar casas, aumentando assim a demanda. E como bem sabemos, quando a demanda cresce e a oferta não acompanha no mesmo ritmo, os preços tendem a subir.

Desse modo, um imóvel pronto com localização onde a procura já é alta e que já passou por décadas de urbanização, tem a tendência de sempre aumentar de preço.

Por isso, você que busca investimentos mais acessíveis e com potencial de maior rendimento a longo prazo, precisa olhar para outros horizontes. Porque mesmo aquecido, o mercado de imóveis com ofertas mais caras ainda se concentra em metrópolis.

Mas, a busca por mais qualidade de vida tem mudado as necessidades dos consumidores, o que move a atenção de volta para locais mais refugiados, como a região do Circuito das Águas.

Por que o preço dos imóveis não cai?

Quando observamos o mercado imobiliário de perto, é possível perceber que, em períodos de alta nas vendas e lançamentos, os preços dos imóveis tendem a subir.

Este fenômeno foi evidente nos últimos anos, quando o setor apresentou uma demanda agregada significativa.

Além disso, a percepção de que imóveis são investimentos seguros contribui para uma resistência na queda de preços, mesmo em cenários econômicos adversos.

Por que os imóveis se valorizam?

A localização sempre foi e continuará sendo um fator crítico na determinação do valor de um imóvel.

No geral, propriedades próximas a centros comerciais, escolas, hospitais e transportes públicos tendem a valorizar mais rapidamente. Além disso, a crescente busca por qualidade de vida fez com que áreas próximas a espaços verdes e de lazer ganhassem destaque.

Nesse novo contexto, a volta para o campo é equilibrada com o desejo de estar perto de estradas e acessos às cidades. O desenvolvimento de loteamentos nessas regiões, como os interiores de Minas Gerais e de São Paulo, atrai a formação desses comércios e serviços ao redor da comunidade de moradores que aumenta no local.

O que é mais valorizado: casa ou apartamento?

A escolha entre uma casa ou um apartamento não é apenas uma questão de valor, mas envolve uma série de fatores que vão desde o estilo de vida desejado até considerações sobre segurança e manutenção.

No entanto, do ponto de vista financeiro, os apartamentos costumam ser mais acessíveis. Isso ocorre porque, além do valor inicial geralmente mais baixo, comprar um apartamento oferece vantagens adicionais, como a possibilidade de adquirir na planta ou condições especiais de financiamento.

Porém, você precisa sempre analisar as vantagens e desvantagem de cada modelo, tais como:

Casa

Vantagens:

  • Espaço: Casas, em geral, oferecem mais espaço tanto interno quanto externo. Ideal para famílias grandes ou para quem possui animais de estimação que necessitam de espaço para se movimentar.
  • Privacidade: A ausência de vizinhos imediatamente acima ou abaixo proporciona um nível maior de privacidade.
  • Contato com a natureza: Uma casa com quintal permite ter um jardim, horta ou até mesmo uma piscina.
  • Personalização: Você tem mais liberdade para fazer reformas, personalizações ou ampliações conforme seu gosto.

Desvantagens:

  • Manutenção: A responsabilidade pela manutenção é inteiramente do proprietário, o que pode gerar custos e demandar tempo.
  • Segurança: Casas podem ser mais vulneráveis, necessitando investimento em sistemas de segurança.

Apartamento

Vantagens:

  • Segurança: Condomínios costumam oferecer segurança 24 horas, câmeras e outros sistemas.
  • Facilidades: Muitos oferecem áreas de lazer, como piscinas, academias e salões de festas.
  • Manutenção: A responsabilidade sobre áreas comuns é compartilhada, diminuindo preocupações individuais.
  • Comunidade: A proximidade com vizinhos pode promover um senso de comunidade e solidariedade.

Desvantagens:

  • Espaço: Geralmente, oferecem espaços menores quando comparados a casas no mesmo valor.
  • Taxas: Os condomínios possuem taxas mensais que podem ser elevadas dependendo das facilidades oferecidas.
  • Menos privacidade: A proximidade com vizinhos pode reduzir a sensação de privacidade.

Lotes: a alternativa que cabe no seu bolso e atende aos seus sonhos

Em meio a esta discussão sobre a valorização dos imóveis, uma opção vem ganhando destaque: a aquisição de lotes.

Adquirir um lote, especialmente em regiões promissoras como Pinhalzinho (SP) e outras cidades do Circuito das Águas e interior de Minas Gerais, representa uma forma inteligente de investir em imóveis.

Além de ser uma opção mais acessível, comprar um lote proporciona flexibilidade para construir a casa dos sonhos no futuro ou como um investimento estratégico. Outras vantagens:

  • Valorização: Regiões como Pinhalzinho (SP) e outras cidades do Circuito das Águas e interior de Minas Gerais estão em franco desenvolvimento, indicando uma tendência de valorização acima da média para os próximos anos.
  • Custo inicial: O investimento inicial em um lote costuma ser mais acessível quando comparado ao de uma casa ou apartamento. Por exemplo, você encontra com a Zanardi excelentes oportunidades em loteamentos a partir de R$ 89.000. Melhor ainda: a facilidade de poder parcelar em até 72 vezes direto conosco.
  • Longevidade do investimento: Terrenos, ao contrário de construções, não depreciam com o tempo. Seu valor tende a crescer ou se manter, especialmente se estiverem em áreas de desenvolvimento.

A Zanardi Empreendimentos reconhece o potencial dos lotes como um investimento estratégico. Para quem busca uma forma de investimento mais tangível, que permita construir patrimônio e, ao mesmo tempo, realizar sonhos, os lotes em regiões promissoras surgem como uma alternativa inteligente e rentável.

Diante do cenário de valorização imobiliária e das particularidades de casas e apartamentos, os lotes são a opção mais repleta de potencial.

Além disso, ao comparar a valorização potencial de lotes em áreas estratégicas com outras formas tradicionais de investimento, como a poupança, fica evidente que o retorno pode ser muito mais atrativo.

Portanto, se você busca uma forma inteligente de investir, com retorno promissor e a possibilidade de realizar o sonho da casa própria, os lotes da Zanardi Empreendimentos podem ser a resposta que você procura.

Fale agora com um consultor para encontrar o lote ideal para o seu projeto. ⤵️