Pinhalzinho é uma cidade localizada no interior de São Paulo e recebeu esse nome por conta da grande presença de pinheiros que dominavam a região. Quem vive aqui, se depara todos os dias com sua paisagem natural composta por morros, árvores, rios e nascentes.

Conheça um pouco mais sobre essa cidade que é lar de 13 104 habitantes (dados do último censo).

História

A cidade foi fundada em 1840, pelas famílias João Domingues Siqueira e Generoso de Godoi Bueno. O povoamento de Pinhalzinho contou principalmente com imigrantes vindo da Itália, entre eles Antônio Fornari e filhos, que fundaram a primeira casa comercial.

A partir de 1910 o crescimento acelerou-se em função da criação de uma escola particular, mantida por alguns moradores locais. Além disso, o aumento da população foi causado pelo anúncio de oferta de terrenos gratuitos, divulgado pelo jornal Cidade de Bragança.

Em 1922, concluiu-se a primeira igreja, obra realizada pelo construtor Tomás de Camargo e o carpinteiro José. A imagem da padroeira Nossa Senhora de Copacabana foi trazida diretamente de Barcelona.

Após muitos anos sendo considerado um distrito pertencente ao município de Bragança, Pinhalzinho desmembrou-se em 28 de fevereiro de 1964, se tornando o município que conhecemos hoje.

Localização

Sua localização é perfeita para quem busca a tranquilidade do interior, mas que não quer ficar distante dos grandes centros urbanos.

113 km da capital São Paulo

115 km do Aeroporto de Guarulhos

Fácil acesso a diversas outras cidades vizinhas

Turismo

Pinhalzinho é rico em turismo natural, possuindo cachoeiras, rios, trilhas na mata e diversas outras opções de turismo rural. Além disso, é possível você visitar uma propriedade que se dedica à produção de frutas exóticas e ter experiências novas. Pinhalzinho fica próximo ao circuito das águas, mais uma opção de turismo ecológico para quem é amante da natureza.

A parte da gastronomia é onde há mais destaque. No centro da cidade, há diversas opções gastronômicas, como restaurantes que recebem visitantes de diferentes cidades em busca dos pratos tradicionais, como as massas frescas, molhos, pães e carnes, e os vinhos, vindos de diferentes lugares do mundo. Além das especialidades italianas, Pinhalzinho também é conhecido por cultivar cogumelo, em especial o shitake e o cogumelo paris. O cultivo é tão grande e conhecido, que a cidade tem uma festa anual dedicada a essa especiaria.

Festas típicas

Festa do Caminhoneiro - Encontro de caminhoneiros da cidade e região com shows, exposições e lazer. Geralmente comemorada em julho.

Festa do Cogumelo - Festa turística para divulgação do produto que é muito produzido no município, sendo que Pinhalzinho está entre os 3 municípios maiores produtores de cogumelo. Festa comumente realizada em setembro.

Cavalhada - Encontro de cavaleiros da cidade e região com shows, exposições e lazer. Festa da padroeira de Pinhalzinho. Normalmente a festa acontece em novembro na Praça de Eventos Ferreirão.

Isso foi um pouco de Pinhalzinho para você. Venha se encantar com esse lindo município que vai ganhar seu coração. Até a próxima!