Escolher onde investir seu dinheiro não é uma tarefa muito fácil, ainda mais quando o investimento é destinado para seu novo lar. Atualmente, são várias as opções de moradias, seja casa em condomínio ou não, apartamento, lotes e por assim vai.

Muitas dúvidas podem surgir na hora de fazer essa escolha, pois algumas delas são bem parecidas, como no caso do loteamento fechado e condomínio, você sabe a diferença e qual é a melhor opção? Hoje separamos a diferença entre esses dois investimentos para esclarecer e ajudar você a sair dessa dúvida, confira!

Diferenças entre loteamento fechado e condomínio

Divisão de espaços

Um terreno em condomínio fechado permite que você tenha acesso a outras áreas comuns do local, como praças, salões de festa e parques, se for o caso.

Já no loteamento, o morador possuirá acesso apenas ao lote em que comprar, sendo as áreas comuns públicas, podendo haver a aprovação do sistema viário pela prefeitura e seu uso ser cedido para os moradores.

Administração

O condomínio fechado é administrado por uma empresa privada ou síndico. As regras são definidas de acordo com o estatuto do empreendimento. Os condôminos são obrigados a seguir as normas estabelecidas, senão podem ser cobrados.

Os loteamentos fechados possuem uma associação entre os moradores, onde decidem as regras para o bem comum de todos. Também é possível assinar um contrato de concessão de uso do terreno juntamente à prefeitura do município. Com isso, é possível fechar a região e instalar uma portaria para controlar o acesso, mas  o espaço continua sendo propriedade da prefeitura municipal.

Manutenção

Nos condomínios fechados, os moradores pagam uma taxa obrigatória todo mês para manter a manutenção e administração do local.

Nos loteamentos fechados, essa taxa não é obrigatória, por serem um tipo de concessão de uso.

Pagamento de IPTU

O IPTU possui valores diferentes para cada tipo de empreendimento. Para os condôminos, é cobrada de acordo com uma fração da área,  incluindo as áreas privativas e comuns do espaço.

Para os moradores de loteamento, o valor do IPTU varia em relação ao tamanho da casa, levando em consideração se há ou não imóvel construído. Já as áreas comuns não estão inclusas pelo fato de serem públicas, possuindo apenas a concessão de uso.

Em geral, os loteamentos permitem uma maior liberdade em relação ao espaço e a pagamento de taxas, mas ambos possuem suas qualidades.

A Zanardi é especialista em terrenos, lotes, fazendas e chácaras em empreendimentos com infraestrutura completa, pronta para receber o seu projeto, entre no nosso site e venha conhecer!