Dentre as diversas possibilidades de investimento no mercado, o investimento em loteamento é, sem dúvidas, uma das opções mais vantajosas. Se, como diz Warren Buffett, o “mercado é uma máquina que transfere dinheiro dos impacientes para os pacientes”, o loteamento pode ser visto como a energia desse maquinário. E por quê?

Bom, investir em loteamento é uma excelente opção para aqueles que buscam ganhos financeiros a longo prazo. É um modelo de negócios lucrativo não apenas para os interessados em construir uma moradia, mas sobretudo para os investidores. Se você está pensando em investir em loteamento, confira a seguir como esse tipo de investimento funciona e saiba o porquê de ele ser tão vantajoso.

Por que as pessoas estão investindo em loteamento?

Existem vários motivos pelos quais muitas pessoas estão começando a investir nesse tipo de negócio. Um deles é o potencial de valorização, pois é fato que os terrenos, na maioria das vezes, se valorizam (e muito!) com o passar do tempo. Com isso, é possível realizar uma estratégia comum no mercado de ações, o “comprar na baixa e vender na alta”.  

Na prática, o mercado de loteamentos é perfeito para fazer isso de maneira inteligente e eficiente, visto que, ao investir em loteamentos, você terá um custo menor nas obras – sobretudo se comparado com o custo de se construir um imóvel novo para vender.

Junte a isso a alta probabilidade de valorização dos lotes – daí a importância de se ter bastante atenção e cuidado na região que se quer investir e escolher bem o histórico da empresa com a qual você fará negócios.

Assim, sendo o lote um bem durável, é pouco provável que ele sofra uma depreciação de valor. A cada ano, o mercado de loteamentos se torna mais estável, por isso se você optar por investir em um lote em uma região em desenvolvimento, como Pinhalzinho, as chances de hiper valorização são altíssimas, e você terá um ativo que poderá ser vendido por um preço bem maior do que aquele que você pagou.

Investir em loteamento é finaneciramente uma boa opção

Matematicamente falando, investir em lotes é um bom negócio. Além de se poder “comprar na baixa e vender na alta”, como já dissemos, você terá um investimento financeiramente mais econômico.

Além do loteamento ser mais barato do que uma casa ou um apartamento, a manutenção do lote também é diferenciada. Isso porque os lotes possuem um baixo custo de manutenção, se comparados a outros tipos de empreendimento, já que com um lote você:

não precisa pagar condomínio;

não precisa pagar conta de água e energia;

não possui altos gastos com limpeza.

Outro ponto a se destacar é em relação às condições diferenciadas de pagamento. O loteamento possui condições facilitadas e com outro atrativo: menos burocracia.

Investir em loteamento é também ideal para quem tem um perfil mais conservador, uma vez que esse modelo de negócios é, mercadologicamente falando, um investimento de baixo risco. Ao adquirir um loteamento, você fará uma aplicação de baixíssimo risco, com uma rentabilidade que pode ser mais interessante do que as opções dispostas hoje no mercado de ações, como os fundos de investimento imobiliário.

Um lote é um investimento quase blindado a mudanças de governo e crises econômicas e, nesse sentido, investir nesse tipo de negócio pode ser mais vantajoso do que obter um FII.

Como ganhar dinheiro investindo em lotes

Investir em lotes é uma ótima opção para se fazer dinheiro. Existem dois segredos para se ter ganhos assertivos.

O primeiro: observação. Olhe ao redor do lote a ser adquirido. Para que você não perca dinheiro em um futuro, é fundamental que você tenha bastante atenção na região na qual investirá. Pesquise, veja as projeções e atente-se à qualidade das construções prontas ou em andamento ao redor do seu lote para entender as possibilidades de valorização.

O segundo: tenha paciência. Lembre-se do conselho que já comentamos aqui, de um dos maiores investidores do mundo: “o mercado é uma máquina que transfere dinheiro dos impacientes para os pacientes”. Por isso, seja paciente. Quem deseja obter um bom retorno de investimento se beneficia da ação do tempo. Portanto, ao comprar o lote certo, basta aguardar a valorização e vender por um valor maior do que o que você pagou. E isso é perfeitamente possível em razão do atual momento do mercado de loteamentos em nosso país.

Mercado de loteamentos no Brasil vive o seu melhor momento

O investimento em lotes está em alta no Brasil e não é à toa. Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), nosso setor imobiliário está em um dos momentos mais rentáveis já vividos, tanto em relação a construções de casas e apartamentos quanto para terrenos e loteamentos.

Isso porque segundo os dados da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (Aelo) e do Secovi-SP, a pandemia trouxe novos estilos de vida, o que traz para o setor boas perspectivas após alguns meses vividos de desaceleração.

Com a estimativa de crescimento do PIB do país bem como a estabilização da inflação, o mercado seguirá aquecido em 2023. E mesmo com possíveis instabilidade econômicas, a nível nacional ou global, o mercado de loteamentos já mostrou ser forte o suficiente para se manter estável

Qual a melhor maneira de comprar um lote?

Você já percebeu que existem vários fatores que devem ser levados em consideração na hora de se investir em um lote. Como última dica, precisamos destacar a necessidade de se analisar o histórico da empresa responsável pelo loteamento.

Empresas com pouca ou nenhuma experiência podem não entregar o prometido ou mesmo falsear informações sobre o empreendimento. Por isso, pesquise a respeito da reputação da companhia com a qual você fará negócio.

Agora, se você quer economizar tempo e energia nessa pesquisa, faça negócios com a Zanardi Empreendimentos. A Zanardi é a opção mais segura para você: não é à toa que estamos nesse mercado há mais de 10 anos.

Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e comece a investir em lotes o quanto antes! Nossos especialistas estão disponíveis para te mostrar os melhores empreendimentos para investir!