Se você curte um ecoturismo e é apaixonado por natureza e diferentes culturas, não deixe de conhecer o Circuito das Águas.

O que é o Circuito das Águas

Uma rota composta por nove cidades pequenas formam o Circuito, localizado no interior de São Paulo, esses municípios possuem algumas características em comum, entre eles a natureza, seus contextos históricos, artesanatos, ecoturismo e turismo rural. São destinos que vão te surpreender e te mostrar novas culturas e uma experiência única.

Conheça as Cidades:

Águas de Lindóia

Localizada a 163 quilômetros da capital São Paulo, Águas de Lindóia ficou bastante conhecida por ter se tornado a capital brasileira do termalismo. Ao conhecer a cidade, você vai se encantar com o turismo ecológico, composto por estâncias de águas termais e circuito de montanhas que oferecem paisagens de tirar o fôlego.

Lindóia

Lindóia é popularmente conhecida por suas águas minerais, que correspondem a 40% da extração do volume de água mineral consumido no Brasil. Seu principal ponto turístico é o Complexo do Grande Lago, que possui cinco quilômetros de extensão e é utilizado para lazer, prática de esportes aquáticos e outras atividades. Além disso, o local conta com cachoeiras e paisagens ótimas para uma foto na natureza.

Amparo

Amparo é a capital histórica do circuito das águas e conta com um acervo cultural interessante. a Estância Hidromineral de Amparo é famosa pelas construções e fazendas da época áurea do café. Além disso seu ecoturismo conta com o parque linear, onde a sua fonte luminosa tem água tratada e pode ser utilizada para banho, trazendo vários turistas, principalmente no calor.

Socorro

Para quem curte esportes na natureza, a cidade de Socorro é um ótimo destino.  O Rio do Peixe é famoso por ser palco de rafting, já no Parque dos Sonhos é possível fazer vários programas ao ar livre como tirolesa, escalada, rapel, passeios a cavalo, arvorismo e trilhas pela mata.

Serra Negra

Um dos destaques do Circuito das águas, Serra Negra conta com diversos parques, praças, fontes de águas termais, diversos hotéis-fazenda e eventos regionais que acontecem ao longo do ano. O Cristo Redentor, o teleférico e o trenzinho que faz o tour completo pela cidade são os principais pontos turísticos na cidade.

Jaguariúna

Jaguariúna é conhecida por ser palco da 3ª maior festa de peão do Brasil, sendo muito visitada por quem ama o mundo dos rodeios. O foco da cidade é o turismo histórico, onde os turistas fazem um passeio de maria-fumaça, feito em uma legítima locomotiva da antiga Companhia Mogiana, de 1952, mas também possui diversos outros atrativos que vale a pena conhecer.

Pedreira

Com mais de 400 lojas e fábricas de artigos para casa e cozinha, Pedreira é conhecida como capital da porcelana. Localizada na Serra da Mantiqueira e às margens do Rio Jaguari, Pedreira é um destino para um turismo em um ritmo mais tranquilo, perfeita para dar aquela pausa e recarregar as energias para conhecer o restante do Circuito.

Monte Alegre do Sul

Com casas históricas do séc XIX, clima ameno e estâncias de águas termais, Monte Alegre do Sul conta com um turismo bem diverso e por isso é visitada por turistas com diferentes finalidades, mas que possuem algo em comum: paixão por natureza e vinho. Em seu roteiro turístico há uma parada obrigatória em pelo menos um de seus vários alambiques, para você degustar vinhos e cachaças.

Holambra

A capital das flores, Holambra, é um destino para quem gosta de flores, dicas de paisagismo, shows e comidas típicas. Sua comunidade de imigrantes holandeses é uma das maiores no Brasil e sua cultura está por toda a cidade.

Se você busca estender o passeio, vale a pena conhecer as cidades próximas ao Circuito. Uma delas é Pinhalzinho, que está a 113km da capital e conta com um turismo ecológico diversificado, com cachoeiras, rios, trilhas e passeios locais. Além disso, o turismo gastronômico do município é muito visitado pelos turistas, que visitam o local em busca de comidas típicas e caseiras.

Essa rota com certeza é uma ótima opção de turismo para fazer com a família, amigos ou até mesmo sozinho(a). Venha conferir a beleza natural do interior paulista!